
BLEFAROPLASTIA – CIRURGIA ESTÉTICA DAS PÁLPEBRAS

Quando existe excesso de pele ou bolsas nas pálpebras, inferior ou superior, as pessoas adquirem uma aparência mais envelhecida e até mesmo entristecida.
A Blefaroplastia ou, em termos técnicos, a ritidectomia das pálpebras, é o procedimento cirúrgico para correcção do excesso de pele, rugas e bolsas de gordura, o que permite elevar e aliviar a expressão do olhar, sem deixar cicatrizes visíveis, pois estas localizam-se sob a prega natural dos olhos e nos cílios.
A cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral ou anestesia local com sedação e implica 1 semana de recuperação com cuidados especiais na região operada.
RINOPLASTIA – CIRURGIA ESTÉTICA DO NARIZ

A Rinoplastia é o procedimento cirúrgico que corrige as imperfeições indicadas pelo paciente e pelo cirurgião, no sentido de aperfeiçoar o próprio nariz. Para um resultado satisfatório é importante respeitar o contorno original, as características étnicas e a proporção do rosto.
Esta cirurgia pode ser apenas de natureza estética ou também de natureza funcional, como por exemplo, para correcção do septo (rinoseptoplastia). Conforme o tipo de correcção as cicatrizes podem localizar-se na parte interna, debaixo da ponta do nariz ou na asa.
O procedimento é realizado sob anestesia geral e implica entre 7 a 15 dias de recuperação com cuidados especiais na região operada.
O resultado obtido depende grandemente da estrutura básica do nariz e da sua pele. As alterações podem ser subtis e não óbvias de imediato, e pode ainda ser necessário pequenos ajustes.
OTOPLASTIA – CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS

A otoplastia é o procedimento cirúrgico para correcção de imperfeições nas orelhas, de origem genética ou traumática. Os principais tipos de cirurgia são para correcção de orelhas que têm projecção lateral, correcção de orelhas grandes, elevação da posição da orelha e correcção de lóbulo rasgado, comum em mulheres devido ao uso de brincos.
As cicatrizes são realizadas atrás da orelha e após a cirurgia o paciente terá que usar uma banda durante um mês e depois apenas à noite durante dois meses.
O procedimento é realizado sob anestesia geral ou anestesia local com sedação e implica cerca de 5 dias de recuperação.
BICHECTOMIA – CIRURGIA ESTÉTICA DO ARCO DA MANDÍBULA
Bichectomia, o que é? É uma cirurgia que consiste na remoção da Bola de Bichat, um tecido gorduroso localizado na região interna das bochechas.
A cirurgia é efectuada por dentro da boca, na bochecha, através de uma pequena incisão de cerca de 1 cm. O procedimento, que dura cerca de 30 minutos, pode ser feito com anestesia local.
Qual é a função da bola de Bichat? A bola de Bichat é importante nos primeiros anos de vida, para ajudar na sucção e alimentação dos bébés. Na idade adulta, serve como uma estrutura gordurosa entre os músculos da face, porém com pouca função fisiológica.
Em que casos a bichectomia é indicada? A única indicação formal é para pessoas que têm hipertrofia (aumento) das bolas de Bichat e que, por isso, se magoam. Tal acontece por morderem repetidamente a parte interna da bochecha.
O procedimento é também muito requisitado por motivos estéticos, em pessoas que pretendem ter um rosto mais fino.
Como é a recuperação da bichectomia? O tempo de recuperação depende de cada paciente, mas em média é de cerca de 2 semanas.
Nas primeiras 24/48 hrs após a cirurgia, o paciente deve fazer dieta líquida e fria ou gelada, bem como gelo local para diminuir o edema.
Na primeira semana devem evitar-se esforços físicos, ingestão de alimentos quentes, sucção ou uma mastigação vigorosa e abertura exagerada da boca. O inchaço é mais evidente nos primeiros 5 a 7 dias após a cirurgia.
Quais são os riscos da bichectomia? Embora o procedimento seja considerado relativamente simples, como em qualquer cirurgia existem alguns riscos.
Caso seja retirada muita gordura, o doente pode perder alguma capacidade de sucção e, com o passar dos anos, o rosto pode ficar excessivamente fino.
Quando o procedimento não é feito corretamente, a longo prazo o rosto pode ficar mais caído. No entanto, sendo retirado apenas o excesso, o resultado será apenas a alteração a estética.
Outro risco desta cirurgia é uma lesão acidental de algum nervo, vaso, músculo, ou do canal de Wharton, que leva a saliva para dentro da boca. Isto pode implicar sérias complicações, como hematomas, perda de movimentos, com a consequente assimetria do rosto e fístula salivar, ou seja, a saída de saliva que não pelo canal. Também existe o perigo de hemorragia, infecção ou problemas na cicatrização.
Quais são as contra indicações do procedimento? A intervenção cirúrgica é inadequada para pessoas que não tenham a bola de Bichat com tamanho acima do normal. Também não se recomenda a bichectomia quando existe uma expectativa irreal do resultado.
MENTOPLASTIA – CIRURGIA ESTÉTICA DO QUEIXO

O queixo constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face. O queixo ideal deve posicionar-se dentro de certos limites estéticos para fazer um conjunto harmónico com outros sectores da face, como o nariz, olhos, boca.
Para casos em que o queixo se apresente numa posição mais retraída ou avançada em relação ao posicionamento ideal, é possível recorrer à mentoplastia para a sua correcção. O objectivo consiste em alcançar um melhor equilíbrio da fisionomia mantendo as características individuais. A mentoplastia está então indicada para retroposicionar, avançar, encurtar ou alongar o queixo, corrigir desvios ou alterar a forma.
Geralmente, pode recorrer-se à introdução de uma prótese através de uma incisão interna (dentro da boca), sob anestesia local, com ou sem sedação.
Em 7-10 dias, o paciente pode retomar as suas actividades sociais e profissionais. Contudo é importante ter em mente que as alterações de cicatrização e a acomodação dos tecidos no seu novo local demoram mais algum tempo. Pelo menos três meses são necessários para se observar o resultado final do tratamento.
QUEILOPLASTIA – CIRURGIA ESTÉTICA PARA LÁBIOS

A queiloplastia é a cirurgia plástica indicada para quem possui lábios finos, ou para as pessoas que, com o passar dos anos, vão ficando com os lábios descaídos, deixando os lábios mais carnudos e sensuais.
O paciente é submetido a anestesia local com sedação, a cicatriz fica disfarçada ao redor da boca e em oito dias, são retirados os pontos. Numa semana pode retomar as actividades habituais.
LIFTING CERVICAL E FRONTAL – CIRURGIA ESTÉTICA LIFTING FACE E PESCOÇO

O processo de envelhecimento, embora gradual, é inevitável. Ao longo dos anos, a mímica facial marca a pele devido à contracção dos músculos. Tal deve-se à diminuição da produção de colagénio responsável pela elasticidade e sustentação da pele.
O objectivo da cirurgia é atrasar o processo de envelhecimento, respeitando a anatomia original do paciente para garantir um resultado natural. Este procedimento está indicado para excesso de pele na face e no pescoço, vincos entre o nariz e a boca, bochechas caídas, rugas na testa e ao redor dos olhos e sobrancelhas caídas.
Permite corrigir vários níveis de envelhecimento através de uma incisão que poderá ser realizada entre o couro cabeludo, têmporas e em frente das orelhas.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral e implica entre 10 a 15 dias para recuperação com cuidados especiais na região operada.